SISFIES 2019

A sigla de Sistema Informatizado do Fies é SisFIES 2019. Ele e é um sistema eletrônico que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e está sob gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é o agente operador do FIES. Resumindo, é o site do MEC que fornece todas as informações sobre o FIES.

Como você já deve saber, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) foi criado pelo Governo Federal para permitir que jovens tenham acesso a fazer um curso em uma faculdade privada. É uma excelente oportunidade porque não existiria outra forma de estudarem em uma faculdade privada em razão de suas condições financeiras.

SISFIES 2019

O QUE É SISFIES 2019?

Na verdade, é através do site do SisFIES que os alunos conseguem ter acesso ao financiamento estudantil e assim poderem ter a oportunidade de fazer um curso em uma faculdade privada. A maioria dos alunos querem se inscrever no FIES porque não possuem condições financeiras de pagar as mensalidades.

SisFIES 2019

Então, é no portal do SisFIES que você poderá solicitar o financiamento estudantil e assim poder fazer um curso superior. Aí você vai saber quais são os requisitos para ter acesso ao FIES, quem pode e quem não pode solicitar, quais as instituições participantes e muito mais. Acesse o portal e já vai dando uma olhada de como tudo funciona!

COMO ACESSAR?

Toda vez que você tiver que acessar o SisFIES, é  só entrar com seu login e senha, os mesmos que você cadastrou no momento da sua FIES inscrição. Caso você tenha esquecido, tem uma opção para recuperar a senha. Assim, você poderá navegar em todo o site e obter todas as informações que procura.

O portal do SisFIES é simples e está separado por categorias, basta clicar em que deseja e terá todas as informações. No endereço eletrônico você vai poder fazer sua inscrição FIES 2019, solicitar o aditamento FIES 2019, saber se a faculdade que você está pensando participa do FIES 2019 e muito mais.

SIMULE O SEU FINANCIAMENTO

SisFIES 2019No portal SisFIES tem a opção de simular seu financiamento FIES, ou seja, é uma explicação de como tudo funciona. Você poderá ter uma noção em relação a sua dívida futura e os dados das prestações se referem aos dados que você informar. Por isso, tente colocar valores os mais próximos do que pretende simular.

Veja como funciona:

  • Informar a quantidade de semestres do curso;
  • Quantidade de semestres já concluídos;
  • Tipo de estudante, se é bolsista do Prouni ou outros;
  • Selecionar se o financiamento que deseja é de 15%, 20%;
  • Valor da semestralidade;
  • Escolha o melhor dia de vencimento.

E o próprio sistema fará a simulação e assim, você verá se o valor será muito ou alto ou não. Acho que vale muito a pena fazer essa simulação!l

CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO

SisFIES 2019A partir do 2º semestre de 2015, os contratos começaram a ter novas condições de pagamento, como o boleto FIES. Vou mostrar para você o que mudou: Durante o período do curso, que se chama fase de utilização, o aluno pagará, trimestralmente, o valor de até R$ 150,00 e esse valor são os juros do financiamento.

Antigamente, existia o período de carência, mas o Presidente Temer sancionou uma lei acabando com essa carência que era de 18 meses. Agora, o aluno terá que começar a pagar assim que concluir o curso contanto que esteja empregado.

Depois, há a fase de amortização onde o saldo devedor é parcelado em até 3 vezes o período financiado da duração regular do curso. Por exemplo, se o período financiado do curso foi de 4 anos, logo, 3×4 = 12 anos.

RENEGOCIE A SUA DÍVIDA

SisFIES 2019Muitos estudantes depois de formados não conseguem pagar as prestações do FIES 2019 e podem renegociar sua dívida, pedindo uma extensão do prazo de pagamento. Mas também podem solicitar aqueles que mesmo estando em dia, querem uma prestação menor para poderem se organizar financeiramente.

Lembrando que todos aqueles que contrataram o FIES a partir de 14 de janeiro de 2010 podem pedir a renegociação e o prazo para prolongar a amortização poderá ser de até 3 vezes o período de utilização do financiamento e acrescido de mais 12 meses. Todo esse processo de renegociação é feito pelo portal do SisFIES, onde inclusive é possível fazer uma simulação dos valores das parcelas.

Veja os documentos que vai precisar levar ao banco:

  • DRA – Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização – e é emitido pelo próprio SisFIES;
  • Declaração de desistência ou inexistência de qualquer ação judicial que possa contestar as condições do financiamento e você também emite através do site do SisFIES;
  • Cópias do RG, CPF e comprovante de residência do aluno e do fiador;
  • Comprovante de rendimentos do fiador.

Vamos supor que você fez a renegociação, certo? Você deverá comparecer ao banco onde firmou o contrato para assinar o Termo Aditivo e assim começará a pagar menos e por mais tempo. E o fiador também terá que assinar.

Avalie este artigo:

Avaliação média: 4.46
Total de Votos: 13

SISFIES 2019

Deixe um comentário