FIES 2019

O FIES 2019 (Fundo de Financiamento Estudantil) foi criado em 1999 pelo Governo Federal, e o Ministério da Educação que é o órgão responsável por ele. O Fies é uma oportunidade para todos aqueles estudantes que querem estudar em uma faculdade particular e não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades.

Em 2010, a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% ao ano, o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 vezes o período da duração do curso mais 12 meses. E, nesse mesmo ano, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que ficou responsável por todos os contratos.

FIES 2019

Como você viu, o FIES é a única chance que muitos alunos têm de estudarem em uma faculdade particular e poderem realizar um sonho que há tanto tempo estão batalhando. Vou te mostrar agora os principais pontos sobre o 2019 FIES que você deve saber. Vem comigo!

Conheça o FIES 2019

Uma das grandes vantagens do FIES 2019 é que o aluno pode financiar seu curso em até 100% e terão 18 meses depois de ter concluído seu curso, para começar a pagar as prestações, através do boleto FIES. Quando pensaram nesse prazo é porque acreditam que o aluno já deva ter conseguido um emprego e assim possa arcar com as prestações.

FIES 2019

O FIES 2019 financia todos os cursos de graduação que tiveram um conceito maior ou igual a 03 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e as faculdades precisam ser participantes do Fies.


  • Requisitos

FIES 2019Para solicitar o FIES 2019, os estudantes precisam atender a alguns requisitos básicos. Veja quais são: precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, terem obtido uma média superior a 450 pontos e não podem ter zerado a redação. Se você quer concorrer a uma das vagas, preste bastante atenção nisso!

Além disso, a renda familiar precisa ser de 3 a 5 salários mínimos por pessoa e o aluno precisa estar matriculado em algum curso de uma faculdade particular. Lembrando que essa faculdade precisa ter sido avaliada positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

Vou dar uma dica para você: Informe-se na sua faculdade se ela aceita ou não o FIES, pois nem todas aceitam. É melhor dar uma conferida! Já imaginou, você ficar todo empolgado achando que pode fazer o Fies e na hora H, não dá certo?


  • Quem tem direito?

Então, o FIES está com novas regras e veja se você se encaixa em uma delas:

  • Pode morar em qualquer lugar do país e ter uma renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos, sem taxa de juro real;
  • Tem que residir nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a renda poderá ser de até 5 salários mínimos. Lembrando que nesse caso, a taxa de juros varia entre 2,5% a 3% ao ano e
  • Pode morar em qualquer lugar do país e ter uma renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Nessa modalidade, a taxa de juros ainda não foi informada.

As vagas são distribuídas entre cada uma dessas modalidades que eu te falei, sendo que a última modalidade é a que vai ter menos vagas disponíveis. Por isso, fique bem atento para poder garantir uma das vagas para o FIES 2019. E espero que você consiga!


  • Aditamento

FIES 2019Para começar, o que é aditamento? É a renovação do contrato do Fies que os estudantes devem fazer a cada seis meses. Essa é a única forma de você continuar com todos os benefícios do Fies e existem dois tipos de aditamento, o simplificado e o não simplificado. Vou te explicar cada um deles:

No aditamento simplificado, o aluno só vai informar se houve ou não qualquer mudança de algum dado quando se inscreveu no Fies. Agora, o aditamento não simplificado é quando se verificou que alguma informação estava incorreta ou que estava faltando e, nesse caso, o aluno terá que se dirigir à agência bancária onde contratou o Fies e resolver essas questões.

Tem uma outra coisa importante: O aluno deve se dirigir à CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – da faculdade e solicitar os documentos necessários para realizar o aditamento FIES 2019. Lá, eles vão poder informar direitinho como fazer.


Participe das Inscrições FIES 2019

O seu sonho é fazer seu curso superior em uma faculdade particular? Então, não pode perder essa oportunidade e fazer logo a sua inscrição FIES 2019, certo? Nos anos anteriores, a data das inscrições FIES ocorreu na segunda quinzena de fevereiro. Guarde essa data para não perder o prazo!

As inscrições são bem fáceis, basta você seguir as instruções abaixo:

  • Acesse a página sisfiesaluno.mec.gov.br;
  • Assim que você entrar na página, deverá informar o número de inscrição e a senha do Enem;
  • Agora você deverá informar os caracteres da imagem;
  • Clique em “Entrar”.

Não tem problema se você se esqueceu da senha porque no próprio site tem uma opção de recuperação de senha. O que não pode é deixar de realizar a sua inscrição FIES e concorrer a uma das vagas, concorda comigo?

Como cancelar o FIES 2019?

Pode acontecer do aluno não gostar da faculdade ou de repente perceber que não é aquele curso que ele quer, não é mesmo? E fica com receio porque não sabe o que fazer com o Fies contratado. Não tem problema! Ele pode solicitar o cancelamento do FIES, mas é sempre bom lembrar que vai ter que quitar a sua dívida.

Abaixo vamos te ensinar como e fazer o seu cancelamento:

FIES 2019

  • Primeiro, o aluno deve acessar o site do SisFIES sisfiesaluno.mec.gov.br;
  • Agora, tem que entrar com o login e senha cadastrados;
  • Clique em “Encerramento” e em seguida em “Aditamentos Disponíveis”;
  • Depois, basta selecionar o semestre e vai aparecer uma página com as opções de quitação e o aluno deve escolher uma delas;
  • Feito isso, deve clicar em “Gravar e Prosseguir” e “Confirmar”.

Saiba que para solicitar o cancelamento tem que ser até o dia 15 de cada mês. Só que não pode ser nos meses de junho e dezembro. Depois de ter feito tudo isso, o próprio sistema informará a data que deve comparecer à agência onde contratou o FIES para assinar o Termo de Encerramento.

Olha, o fiador precisa assinar também! Existem casos que os alunos solicitam o cancelamento, mas acabam pensando melhor e querem continuar estudando e se isso acontecer com você, não tem problema. Basta não comparecer à agência bancária na data e seu pedido de cancelamento será anulado.

Avalie este artigo:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

FIES 2019

Deixe um comentário