ADITAMENTO FIES 2019

Aditamento FIES 2019 – Como você já sabe, o FIES significa Fundo de Financiamento Estudantil e é  destinado aos estudantes que desejam realizar seus cursos em faculdades privadas, mas não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades. Vale lembrar que tais faculdades precisam ter sido avaliadas positivamente pelo MEC, isto é, os cursos precisam ter um conceito maior ou igual a 03.

O FIES é um programa promovido pelo Governo Federal para fazer com que mais jovens tenham acesso ao Ensino Superior de qualidade. No Brasil, há uma demanda muito grande por cursos superiores e não existem faculdades públicas que atendam a tantos estudantes e através do FIES 2019, têm a oportunidade de ingressarem em uma faculdade particular e continuar assim os seus estudos.

ADITAMENTO FIES 2019

Agora que você já sabe o que é o FIES, vamos entender um pouco mais o que significa Aditamento FIES, que é a maneira para que você consiga dar prosseguimento ao seu curso de graduação e se formar naquilo que tanto desejou. Vou te explicar em mais detalhes como tudo funciona.

O QUE É ADITAMENTO FIES 2019?

Então, quando você solicita o FIES, você faz um contrato e para que continue usufruindo de todos os benefícios do FIES, precisa renovar esse contrato todos os semestres, ou seja, a cada seis meses. Caso não faça o aditamento, você perde o FIES.

ADITAMENTO FIES 2019

Na verdade, quem solicita o Aditamento FIES ou se preferir dizer, renovação do Fies, é solicitado pela própria faculdade, por meio da CPSA e depois o estudante precisa confirmar. O Aditamento 2019 FIES pode ser simplificado ou não simplificado. Vai depender se houve alguma alteração ou não nas cláusulas do contrato.

COMO SOLICITAR O ADITAMENTO?

O aditamento do FIES, como já te falei, é a renovação semestral do contrato de financiamento, certo? Em primeiro lugar, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade fará a solicitação de Aditamento FIES ao SisFIES.

Veja abaixo como você poderá acessar o site do SisFIES e solicitar o aditamento:

ADITAMENTO FIES 2019

  • Clique em “Aditamento de contrato”;

ADITAMENTO FIES 2019

  • Acesse a sua conta com os dados corretos;
  • Lembre de preencher todos os dados corretamente;

ADITAMENTO FIES 2019

  • Após você realizar o processo acima, aparecerá uma opção perguntando se você deseja fazer alguma alteração e após isso você tem que clicar em “Confirmar aditamento”;

ADITAMENTO FIES 2019

  • Na próxima tela, vai aparecer a confirmação do aditamento e você poderá imprimir o comprovante logo no final da pagina!

Depois disso, o aluno vai acessar o SisFIES e vai verificar se as informações estão corretas. Se estiver tudo correto, você poderá efetuar o pagamento e confirmar a solicitação em até 20 dias contados a partir da solicitação e depois, basta comparecer a CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deverá estar assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.

Agora, caso o aluno verifique se os dados estão incorretos, não deve aceitar a solicitação e se dirigir a CPSA da sua faculdade para pedir a correção e em seguida, deve solicitar novamente o processo de aditamento FIES.

QUANTAS VEZES POSSO FAZER?

ADITAMENTO FIES 2019É sempre bom lembrar que o Aditamento FIES 2019 é obrigatório, logo, se o estudante não fizer no prazo estabelecido, terá o contrato do FIES cancelado. Por isso, é muito importante estar atento às datas. E ainda, o aluno só conseguirá fazer o aditamento FIES se não estiver inadimplente.

Como eu já te falei, o Aditamento FIES é realizado a cada seis meses. Segundo o MEC, no primeiro semestre, o processo de FIES 2019 aditamento acontece entre o dia 1 de dezembro do ano anterior e o dia 31 de março do ano seguinte. E no segundo semestre, deve ser feito entre 1 de julho e 31 de agosto do ano vigente.

O QUE É ADITAMENTO NÃO SIMPLIFICADO?

Vamos entender primeiro o que é aditamento simplificado, isto é, quando não há nenhuma alteração dos dados contidos no contrato. Sendo assim, é bem mais fácil o processo do aditamento FIES. Agora, o Aditamento não simplificado significa que houve alguma mudança em alguma cláusula do contrato.

Veja o que você deve fazer: Depois que você pegar o DRM, deverá se dirigir até ao banco onde fez o contrato para regularizar a situação e conseguir fazer o aditamento FIES. E você tem que fazer isso em até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data da confirmação da solicitação. Entendeu? Lembrando que, o fiador precisa estar presente!

Avalie este artigo:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

ADITAMENTO FIES 2019

Deixe um comentário